#Jornalismo: É o curso ideal pra mim ?

quarta-feira, março 18, 2015



Olá pessoal! Faz tempo que não apareço por aqui neh?

Como todo começo de ano, mentira, já estamos quase no final de março, não existe mais a desculpa do início do ano. Então, estou preguiçosa mesmo, ASSUMO! E tenho que organizar meu cronograma de postagens, o que não fiz ainda, mas devo. Pretendo estar postando toda terça, quinta e sábado. Mas bem, vamos ao que interessa, no meu antigo blog #ripborboletamaquiada eu costumava a escrever sobre a faculdade, suas matérias e eventos que ocorriam por lá. Mas desta vez resolvi fazer um especial mais atemporal, bem generalizado mesmo.

Por isso vou começar falando sobre a pergunta que ainda assola milhões de estudantes de jornalismo. A dúvida ainda gira em torno de o curso ser ou não certo. Uma coisa eu digo e sempre escuto, não se escolhe ser jornalista, então se você é comunicativo, gosta de compartilhar e se vê trabalhando escrevendo, falando ou sempre brincou de repórter nos jornais da escola, talvez Jornalismo seja para você.

Não posso generalizar e dizer que essa é a fórmula para descobrir que você será um jornalista, mas aconteceu comigo e eu nunca havia percebido. Eu sempre brinquei de jornalzinho na escola, mas nunca me via trabalhando com isso de verdade. Sempre pensei que seria psicóloga, pois minha mãe sempre me deu livros de psicologia para ler e porque achava que seria mais seguro.

Mas Deus não falha, na hora do vestibular troquei as opções, na hora do prouni troquei também, todas as minhas fichas foram para jornalismo e pensando bem, é por isso que não desisti. Não é um curso simples, não pela sua dificuldade, mas porque tem que amar, tem que ter o chamado. Às vezes é um saco gravar programas de TV, ter que aprender a se portar diante das câmaras e tudo mais, mas é necessário. Quem está de fora deve achar que tudo isso é uma maravilha, um luxo, um glamour, mas não é, às vezes é uma chateação sem fim, mas posso dizer? Nós amamos tudo isso. Está no sangue, eu simplesmente amo e odeio e quando algo ai mudar, eu mudarei também.

Afinal o curso é ideal para quem? Digo que é ideal para quem ama ler, escrever, estudar cultura, humanidades, para quem vai amar gravar programas de TV e rádio, estudar marketing, assessoria e a parte que mais amei até agora, diagramar jornais e revistas, que é tão legal, mas muita gente acha que é chato pra caramba. Jornalismo é um curso para quem quer se dedicar a estudar assuntos que muitas das vezes não serão encontrados em outros locais, discussões que você só terá na faculdade e além disso, aprender e criar uma nova visão sobre a cultura.

Mas e o mercado de trabalho? Nas cidades pequenas esta é uma questão muito complicada, mas tem emprego, eu acredito que pra quem é um bom profissional não faltará emprego nunca. Jornalismo é tão amplo, você pode ser quase tudo quando se trata da área de humanas.

Quando eu terminar a faculdade eu penso em fazer uma pós, me especializar em alguma área, definir o que é melhor para mim dentro do jornalismo. Não é fácil, estou no 5º período e às vezes me sinto cansada, com vontade de desistir, mas me lembro de que não sei fazer outra coisa, não sei não querer estudar jornalismo, não consigo ficar sem ler, sem escrever e sem me divertir nas minhas dificuldades jornalísticas, sabe eu ainda sou tímida com essas coisas de TV, gosto mesmo é do meu canto, do meu assossego, gosto de escrever, sobre tudo e todos. É por isso que amo o Jornalismo.

Abaixo tem um panorama da situação atual do jornalismo no Brasil.



Quem de vocês querem estudar jornalismo?

You Might Also Like

0 comentários

Youtube

Instagram