#Jornalismo: Quais matérias vou cursar?

domingo, maio 10, 2015


Hey pessoas tudo bem?

Esse post era para sair na quinta, mas minha semana foi super corrida e não consegui adiantar nada no blog, por isso, venho hoje deixar minhas considerações sobre as matérias do curso de Jornalismo. E esclareço que as matérias das quais falarei estão presentes na matriz curricular da minha faculdade, por isso pode ocorrer divergências entre matrizes.

Em cada período falarei uma breve descrição sobre a matéria e o que achei dela, seu nível de dificuldade entre outras coisas.

1º período

-  Comunicação e Cultura Popular - O nome já diz muita coisa, aqui estudamos a cultura em suas diversas manifestações. No começo é muito complicado, pois estudamos mais profundamente algo que só sabíamos por alto, ou nem sabíamos.
- Informática - Todo início de curso tem, é mesmo uma revisão de toda a informática vista na vida.
- Língua Portuguesa e Produção de Texto I - Produções e mais produções de texto, regras e mais regras. Essa matéria foi uma delicinha. <3
- Psicologia - Complicou minha vida um bocado, mas foi legal aprender sobre.
- Introdução ao Jornalismo - Aqui aprendemos como surgiu o jornalismo, a escrita, os meios digitais entre outros comunicacionais. <3
- Realidade SEP Brasileira e Regional - Apresentação sobre a história e como o nome já diz, Realidade Socio Econômica Brasileira e Regional, mas resumimos em história.

2º período

- História da Arte - Arte, respiramos e transpiramos arte, aprendemos sobre todo tipo de arte, seja ela barroca, românica, romântica, grega, moderna, entre outras. <3
- Redação Jornalistica I: Notícia - Aprender a escrever notícia é uma delicia, notícia é fato, é fazer um relato de um fato, é cobertura.
- Metodologia Cientifica - Simplesmente aprender a fazer trabalhos de pesquisa, suas regras, métodos e técnicas. Aprender sobre citação, referência, etc.
- Língua Portuguesa e Produção de Texto II - Mais textos, mais regras, mais discussões e leituras obrigatórias.
- Teoria Política - Respirar política e a história do brasil aliado ao jornalismo político. <3
- Sociologia - Ô aula gostosa gente, estudar sociologia sempre foi divertido para mim, então na faculdade não seria diferente.



3º período

- Redação Jornalistica II: Reportagem - Fazer reportagem foi minha complicação, não conseguia fazer aquilo se tornar humano, era como se fosse uma extensão da notícia sem o lead (resumo da notícia), é minha maior dificuldade ainda hoje.
- Educação e Tecnologias da Comunicação - Educação para as mídias. Uma matéria deliciosa. <3
- Língua Portuguesa e Produção de Texto III - Última parte das produções textuais e regras portuguesas, mas ainda foi muita produção de textos.
- Teoria Econômica - Me ferrei bonito aqui, era complicado demais fazer reportagem sobre economia, tirei zero na primeira, e fechei a segunda com a ajuda de um amigo, senão tinha pegado dependência. Foi fácil não.
- Marketing e Pesquisa de Opinião - Aprender marketing é uma coisa muito gostosa, mas me deu trabalho, quase fiquei de dp (dependência), mas gostei bastante.
- Optativa I - Temas Contemporâneos em Comunicação - Discutimos bastante sobre os rumos da comunicação e os avanços na área.

4º período

- Planejamento Gráfico - - Teoria da Comunicação - De onde surgiu a comunicação e quais as teorias que a cercam. O matéria complicada, quase me matou.
- Técnicas de Entrevista e Pesquisa Jornalística - Mais conhecida como TEPEJ essa matéria é um amorzinho, temos introdução a rádio, a tv e a entrevistas, trabalhamos bastante, mas nos divertimos. <3
- Cinema:Produção e Linguagem - Aqui aprendemos a história do cinema, seus problemas e como produzir. As aulas práticas são uns amores. <3
- Redação Jornalística III:Jornalismo Opinativo - Opinar nunca é a coisa mais fácil do mundo, por isso, aprendemos a escrever textos opinativos, com todo rigor e técnica jornalística.



5º período

- Antropologia - Em um momento penso que entendi tudo, no outro nada. É uma matéria teórica, mas divertida. Aqui estudamos a cultura e pesquisas de campo.
- Comunicação Empresarial - É aqui que aprendemos como deve ser a comunicação dentro de uma empresa, como organizar informativos, boletins, redes sociais entre tantas outros meios de comunicação interno e externo.
- Teatro - A gente começa ignorando total a matéria e quando termina dá até saudade. E pasmem, ter aula de teatro ajuda na voz, no comportamento, na postura e é legal ver que você consegue ser quem quiser.
- Jornalismo Especializado - Aqui aprendemos a montar revista, fazer jornalismo para uma área especifica <3
- Postura e Dicção - Técnicas e Métodos de Pesquisa - Técnicas e métodos para pesquisa e desenvolvimento de artigo cientifico. É teórico, mas é divertido.

 6º período

Estatística - Pensei que era matemática pura e me surpreendi amando a matéria. Mereceu todo meu amor.
Temas Contemporâneos em Comunicação - Mais conhecida como pré-telejornalismo ou telejornalismo I é aqui que iremos aprender a teoria do telejornalismo e algumas aulas práticas de TV, como fazer passagem, vivo entre outras coisitas que não gosto, mas tenho que fazer.
Semiótica - Você aprende muita coisa além de Pierce, é muito divertido e às vezes você viaja porque, são pensamentos diferentes do que você tem costume, mas abre muito sua cabeça.
Radiojornalismo - Programas de radiojornalismo não incluem música, aprendam crianças. É muita informação e nervosismo para pouco tempo. Eram 10 minutos durante o intervalo e no total apresentamos 06 ou 08 programas não me lembro bem, mas a pior parte era fazer matéria, tipo impresso, só que rádio.
Fotografia - Amorzinho. Abre sua visão de mundo. Fomos fotografar em Diamantina e já estou com saudades. Aqui aprendemos técnicas, métodos, dicas entre outras coisas legais, fizemos oficina de ligh paint, vários ensaios fotográficos e no final de tudo nos divertimos. Quem pensa que fotografar é só apertar o botão, vem cá pra eu bater na tua cara.
Ética e Legislação em Comunicação - Morte. É o que posso dizer dessa matéria que odiei. A verdade? Não vamos usar isso, ou quase nunca vamos usar. Leis, leis, leis, que porra tô fazendo direito? No fim das contas foi... foi nada eu passei com 73, mas passei.

Para quem já cursou Jornalismo, qual sua matéria preferida? E para quem ainda não cursou, qual seria?

Um comentário:

  1. Nossa, me lembro como se fosse ontem da apresentação de Psicologia que eu não tinha estudado nada por conta da prova de Carlos e bem na minha vez de falar o data show desliga!! Kkkkkkk. Acho que não tive nenhuma matéria favorita :/ #triste

    ResponderExcluir