#DigitalInfluencer: Existe um problema?

quinta-feira, novembro 05, 2015


E ai galera tudo bom?
Tudo começou no inicio da semana com a história da Essena, uma australiana de 18 anos. (Se você não sabe o que está acontecendo, calma lá, vamos te explicar). Essena tem mais de 500 mil seguidores no instagram, 200 mil inscritos em seu canal no Youtube, milhares de visualizações no Snapchat e hoje é considerada uma digital influencer. Até ai tudo bem, mas nessa última semana ela começou a perceber que estava vivendo uma "farsa". A australiana excluiu cerca de 2 mil fotos do instagram, editou sua descrição para "Social Media Is Not Real Life" (Mídia Social Não É A Vida Real) MAS ALGUÉM AI PENSA QUE MIDIA SOCIAL É VIDA REAL? ACHO QUE NÃO NÉH? e editou a legenda das que restaram, evidenciando a verdade por trás das imagens (leia sobre as edições das legendas neste link do M de Mulher).

Essena deletou também sua conta no tumblr e deixou no youtube apenas vídeos sobre o veganismo. Mas, o que ela disse? Essena contou sobre publiposts e como sua vida tinha se tornado uma farsa.

11b514e2-6a8f-42df-a960-b0a629d0199e



Minha blusa me foi dada para falar o que achei dela. Eu a amei e estava feliz com ela. O que importava nessa foto? Quem estava me fazendo feliz, minha irmã me ajudando com as fotos. Não há nada de falso ai, e todo mundo que leu o post sabia que eu estava feliz e que a blusa foi enviada pela empresa. Isso é ser real.


MAS, PERAÍ.

Fazer publiposts nunca foi errado, errado é você dizer ao seu público que gostou porquê está sendo pago, errado é esconder a verdade, errado é dizer que tal maquiagem ou tal roupa é incrível por estar sendo pago para isso. SE essa garota não percebeu, isso TAMBÉM É TRABALHO. Muitas pessoas ganham a vida, DE FORMA VERDADEIRA, trabalhando para marcas e as ajudando a divulgar. Isso quer dizer que elas vivem só para isso? NÃO!

Eu vivi muito isso no meu antigo blog, que era de moda e beleza, eu recebia produtos para testar e postava no blog minhas impressões sobre tal produto. A grande maioria eu gostava porque ora combinava com minha pele, ora eu achava uma nova utilidade para aquele produto, mas era sempre muito claro da onde tinha vindo e como eles poderiam comprar. É IMPORTANTE INDICAR QUE É UM POST PAGO.

20140730_101441-tile



A blusa, a camisa, a meia, foi tudo ganhado e não era novidade para meus leitores, pois eu estava sempre em busca de peças baratas e legais para eles. Ganhar para mostrar produtos não é errado e nunca vai ser. A blogueira ou qualquer outra pessoa não é a roupa ou a publicidade que faz, ela é aquilo que não está nas redes sociais.


MAS, NINGUÉM COMPRA SUA VOZ, SUA OPINIÃO!

Eles te pagam para dizer o que você pensa sobre determinado produto, isso é uma honra para qualquer blogueiro, youtuber ou digital influencer, como estão chamando agora. Sabe porque? Por que assim a marca afirma que confia em você, e confia mais ainda no produto que fabrica, pois sabe que é bom. Quando não gostamos de um produto, é simples, diga para que tipo de pele, cabelo ou personalidade ele foi feito, pois pode não ter combinado com você, mas certamente será útil para alguém.




Eu estava feliz. Eu me sentia bem. Me sentia bonita e queria registrar aquilo. Sempre foi assim, só usei aquilo que me fez bem. E todos sabiam disso. Ah! Sinto saudade dessa meia de cruz.


AS REDES SOCIAIS SÃO EDITADAS!

Você só mostra nas redes sociais, aquilo que quer que os outros vejam e pensem sobre você. Você mostra o que é diferente e bonito. Quem quer ver sua rotina? Seu feed vai ter as mesmas fotos sempre? Curta o dia todo e no finalzinho poste uma foto. Ninguém quer saber o que você faz a cada minuto. A vida na internet é cortada, editada e publicada somente as boas partes, assim como tudo na vida. A história que sua amiga conta não é integral, a notícia que você lê também não, os debates não são, nada é. Só é exposto aquilo que deve ser. E suas redes sociais é isso. Não é uma construção de uma vida, tipo, NOSSA QUE LINDA A VIDA DELA, É PERFEITA! e sim, amei as fotos dela, parece que se divertiu muito.

BLOGUETES! Vamos ser verdadeiras com nossas leitoras, ok? Esse babado todo é por causa de uma digital influencer que não era verdadeira e usava da publicidade como verdade. Tudo deve ser bem esclarecido, exponha sua opinião e não se venda, não deixe que comprem sua opinião.

Os links que mais gostei sobre o assunto foram: Chata de Galocha e Pequenos Monstros. LEIAM!

O que acharam do post? Acham que as mídias sociais são um problema ou o problema está em quem as usa?

Um comentário:

  1. […] passada fiz um post falando sobre a digital influencer e sobre isso ser ou não errado (link) e dando sequência ao post resolvi vir aqui e contar uma coisa para vocês que meus leitores, do […]

    ResponderExcluir