Vende-se opinião?!

quarta-feira, janeiro 27, 2016


E ai galera, tudo bem?

E a saga do Manual da Blogueira continua mesmo não sendo quinta-feira, é que eu precisava vir conversar com vocês sobre um assunto que sempre me incomodou no mundo dos blogs. Vamos conversar sobre como deve ser o nosso comportamento diante das empresas quando recebemos pagamento ou produtos para resenha.

QUAL EMPRESA DEVE PATROCINAR MEU BLOG?

Um dos maiores erros que cometi no meu primeiro blog e procuro não cometer neste é procurar parceria antes da hora. E qual a hora certa para procurar parceria? A resposta é diferente para cada blog. Você entra na faculdade primeiro ou já procura estágio? Você estuda primeiro ou faz a prova primeiro? 

Você tem que amadurecer o blog, deixar ele todo com sua cara, com conteúdo bacana, com um número legal de seguidores. Porque para a loja importa se o seu conteúdo é bom, mas porque ela vai te contratar se ninguém lê seu post? Por isso é importante pensar em números também. Se você acha que seu blog vai dar um bom retorno para a marca contate-a. 

Ah! Uma dica que vai salvar a vida de vocês. Nunca busque parceria em lojas que você nunca compraria, pois você precisa amar sua parceria, porque só assim você conseguirá fazer com que seu leitor a ame também, além disso é preciso além de amar conhecer.

COMO PEDIR PARCERIA?

Nunca mande um e-mail com a seguinte mensagem:
Olá, meu nome é FULANA, sou dona do blog TAL, tenho XXX seguidores e gostaria de saber se a marca/loja deseja fazer parceria com meu blog.
Nunca.

Sabe porque? Primeiro, esta mensagem não vai fazer ninguém se interessar pelo seu blog e a marca vai perceber que o que você quer é dinheiro e produto.

Busque apresentar seu blog para a marca, pedir para ser acrescentado no mailing de informações deles, para que você receba as novidades da marca, assim, eles te enviarão essas informações, poste o que achar bacana para os seus leitores e se preferir pode até mandar um e-mail de volta, contando a eles o que seus leitores acharam da novidade. Isso pode trazer publicidade positiva caso eles publiquem o seu post na fanpage deles ou enviar um cadastro de parceiros para você, se eles acharem que seu blog tem o perfil da marca.

PUBLIPOST

Publiposts são posts que são pagos pela marca para serem publicados em seu blog. Pode ser por meio de posts que são enviados pela assessoria da marca, como releases ou feito através de resenha. Aqui vem o ponto alto do post, sua opinião deve ser verdadeira diante dos seus leitores, pois a marca pode até te abandonar, mas se você for verdadeira, seus leitores nunca te deixaram.

Se um determinado produto não deu certo para você e mesmo assim você decidiu compartilhar, pense em qual público ele se encaixa. Talvez o produto não é o melhor para você, mas terá uma leitora que irá amar sua dica. É por ela que você deve postar, então, pense nisso. Lógico que se o produto for ruim, diga porque, o que torna ele assim, é a qualidade, a embalagem? Deixe as coisas bem claras ao seu leitor.

Nunca venda sua opinião, porque querida, ela nunca tem preço.

Se você leu até aqui, muito obrigada. Deixe aqui nos comentários o que você pensa sobre publiposts e resenhas pagas.

Bjos e até mais.

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