Mulheres negras que você deve conhecer - e se inspirar!

domingo, abril 17, 2016

Olá pessoal, como vocês estão? Sei que estou sumida, porém hoje decidi trazer um post sobre algumas mulheres negras MARAVILHOSAS que são inspiração para muita gente. Algumas vocês já estão cansados de ver na mídia, outras nem tanto. Mas o objetivo é fazê-los ver um pouco mais o poder feminino negro, conhecendo o trabalho dessas artistas e babando nas fotos dessas divas! Haha


1 - Beyoncé



Ok, quem é que não conhece essa mulher? Gente, sério, acho que não existe uma pessoa no planeta que nunca ouviu pelo menos uma música da Queen B! (Hahaha) Para quem não sabe, a Bey começou sua carreira no grupo feminino Destiny's Child, cantando músicas do estilo R&B. Logo após mudar sua carreira para solo, lançou grandes sucessos como Crazy In Love, Halo, If I Were a Boy, Run The World, Single Ladies, Partition, Pretty Hurts, Drunk In Love, XO e, agora em 2016, acaba de lançar o HINO - sim, porque essa música é incrível - Formation. Pensem numa música que critica o racismo nos EUA, a ação violenta da polícia americana, empodera mulheres, rebate as críticas da mídia... E, para "lacrar", tocou em seu show no Super Bowl, onde dividiu palco com o Bruno Mars e Coldplay. Se quiserem ouvi-la, cliquem aqui. A Bey é um exemplo de empoderamento feminino e negro. E isso é admirável!

2 - Rihanna


Outra cantora incrível que todo mundo conhece é a Riri. Rihanna não é americana, mas sim nascida em Barbados. Um dos seus primeiros - e maiores sucessos - foi a música "Umbrella", que explodiu em 2007. Recentemente, lançou a música Bitch Better Have My Money e o clipe ficou incrível. Nele, ela e sua parceira de crime sequestram uma mulher branca, devido a uma dívida não paga. Alguns críticos entenderam a história como sendo uma resposta ao racismo vivido pelas mulheres negras vindo de outras mulheres brancas. Se quiserem conferi-lo, cliquem aqui. Além disso, super recomendo vocês conferirem o novo álbum da cantora, Anti, que vazou na internet no começo do ano. Work, seu novo hit, tem a participação do Drake e uma produção incrível. Para ouvi-lo, cliquem aqui.

3 - Taís Araújo



Taís é uma das mais famosas atrizes globais e já teve inúmeros papéis de destaque nas novelas brasileiras. Porém, recentemente, ganhou ainda mais atenção ao protagonizar a série Mister Brau com o seu marido, Lázaro Ramos. O casal sempre se posiciona em debates contra o racismo, como houve no episódio em que diversas pessoas racistas fizerem comentários negativos numa foto do perfil da atriz no Facebook. Como resposta, ela desabafou: "Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!". Ela é, sem dúvidas, um exemplo de mulher e atriz que utiliza sua carreira também para se posicionar socialmente!


4- Nicki Minaj



Nicki nasceu em Trinidad e Tobago e ganhou destaque no mundo da música por meio de seus raps. Um de seus hits, Super Bass, chegou a vender mais de 4 milhões de cópias. Polêmica, sempre lança suas músicas e seus clipes com produções que chamam atenção, recebendo, muitas vezes, críticas por isso - como foi o caso da música "Anaconda". Além disso, uma de suas fortes características é a maneira como lida abertamente com sua liberdade sexual e feminina. Em um de seus shows, fez um discurso sobre ser a "chefe das vadias" e o mesmo tornou-se viral na internet. Se quiserem vê-lo, cliquem aqui. Por conta desse tipo de fala, muitos a julgam como "promíscua", porém estes estão, certamente, errados. Conquistar espaço num gênero musical predominantemente masculino não é para qualquer uma. Ademais, Nicki se posiciona em questões da luta negra. Portanto, com certeza deve aparecer numa lista de mulheres inspiradoras!



5 - Lupita Nyong'o




Lupita é uma atriz mexicana e queniana e foi a primeira de seu país a ser indicada e vencer um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, devido ao seu trabalho no filme "12 Anos de Escravidão". Além disso, foi a primeira a vencer o prêmio SAG de melhor atriz coadjuvante em cinema. Eleita a mulher mais bonita do mundo em 2014, pela revista People, Lupita sofreu diversos ataques racistas de internautas, com a velha desculpa de que "tem outras mulheres mais bonitas". Em seu discurso no Oscar, disse a alegria que estava sentindo ao poder ser uma referência para jovens meninas negras. Também fez um discurso emocionante sobre a beleza negra no evento "Black Women In Hollywood", da revista Essence, que deixou Oprah Winfrey, Spike Lee e Kerry Washington em lágrimas. Se quiserem conferir, cliquem aqui. Pensem numa mulher incrível... É a Lupita!



6 - Viola Davis




Viola foi uma das atrizes destaques do ano passado - e continua sendo em 2016! Protagonista da série americana "How To Get Away With Murder" - que, particularmente, eu adoro e recomendo <3  -, com o papel de Annalise Keating, foi a primeira mulher negra a receber o prêmio Emmy de Melhor Atriz. Ao recebê-lo, fez um discurso libertador! Segundo ela, "a única coisa que separa 'mulheres de cor' de qualquer outra pessoa é oportunidade. Não se ganha esse prêmio sem papel". Emocionada, levou a plateia às lágrimas e deu um "tapa na cara" nos organizadores e prestigiadores do evento. Com certeza é necessário haver cada vez mais espaço na TV e no cinema para que novas "Violas Davis" possam se destacar. Além da série que citei, super recomendo o filme "Histórias Cruzadas", o qual ela também participou, porém na pele de Aibileen Clark. Esta é outra personagem incrível!



7 - Nina Simone




Nina nasceu em 1933 e foi uma grande cantora, compositora e ativista pelos direitos civis norte-americanos. Muito conhecida por tocar jazz, também trabalhou com outros estilos musicais, como blues, clássico, folk e R&B, por exemplo. Uma de suas maiores - e mais famosas canções - é "Feeling Good". Militante, é autora de diversas frases impactantes sobre sua luta, como "Toda minha vida desejei exprimir meu sentimento de prisioneira, esse silêncio atroz que transforma todos os negros em encarcerados" e "O que eu fazia não era música clássica, nem popular, mas música em defesa dos direitos civis. Todos os meus amigos foram exilados ou simplesmente assassinados. Fiquei meio perdida, amarga, paranoica, imaginando que podia ser morta a qualquer momento". Por conta de sua vida inspiradora, um documentário - incrível! - sobre sua vida foi disponibilizado recentemente no Netflix. Super recomendo que vocês confiram! Nina foi uma mulher maravilhosa e deve ser lembrada como um exemplo para todas nós!


8 - Uzo Aduba



Na pele de "Crazy Eyes", Uzo conseguiu conquistar diversos fãs da série do Netflix "Orange Is The New Black" - outra que eu super recomendo vocês a assistirem! -. Engraçada e crítica, se mostrou extremamente talentosa e cativou um público enorme no ano passado. Chegou a vir para o Brasil e participou da Parada Gay, em junho de 2015, na Paulista. Em 2016, colheu os frutos de seu trabalho e ganhou o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em série dramática. Eu adoro essa mulher e, para mim e diversos admiradores, ela é incrível em diversos aspectos, principalmente ao esbanjar humildade e simpatia. Com certeza ela não ficaria de fora da lista!



9 - Inês Brasil




Inês ficou famosa na internet por conta de um vídeo que fez para tentar entrar numa edição do reality Big Brother Brasil. Vocês podem até se perguntar: "ok, mas por que ela é inspiradora?". Bom, para mim, a resposta é simples: ela prega o amor ao próximo e é extremamente humilde com seus fãs. Por ter tido uma vida complicada, Inês esbanja, hoje, superação e, consequentemente, simpatia. Infelizmente é uma figura hipersexualizada pela mídia e devemos debater isso, porém seu carisma é incontestável. Assim, não pude deixá-la de fora da nossa lista. Além de divulgar vídeos em que dá sua opinião sobre diversos assuntos e ser a rainha dos memes brasileiros, Inês também é cantora e seu novo single é "Make Love". Portanto, alô, alô, graças a Deus, vamos prestigiar essa mulher!



10 - Laverne Cox



Outra atriz de "Orange Is The New Black", Laverne dá vida à personagem "Sophia Burset" e arrasa em seu papel! Mulher trans e empoderada, conquista cada vez mais seu espaço na TV, mesmo esta sendo um local com poucas oportunidades - infelizmente! - para atrizes e atores transexuais. Acompanhando seu twitter e seu facebook, é possível ver o quanto ela é empenhada com a causa! Sem dúvidas, há motivos de sobra para acompanhar sua carreira. Cada post é um "tiro" diferente!


11 - FKA Twigs




Britânica, com um estilo alternativo e muita atitude, Twigs vem conquistando seu espaço na música pop aos poucos. Descendente de jamaicanos e espanhóis, começou sua carreira aos 17 anos, como dançarina, aparecendo em clipes de diferentes artistas, como Jessie J, Kylie Minogue e Ed Sheeran. Alguns de seus maiores singles lançados são "Water Me" e "Two Weeks". Além disso, FKA já foi noiva do ator Robert Pattinson. Ao contrário do que fãs do ator falam, Twigs é maravilhosa e empoderada. É por isso mesmo que ela está nessa lista de mulheres inspiradoras!



12 - Magá Moura



Sigo a Magá nas redes sociais e decidi incluí-la na lista por ela ser extremamente estilosa e marcar presença! Blogueira - se quiserem conferir seu site, cliquem aqui -, Magá esbanja beleza com suas tranças e looks super coloridos. Ela é, sem dúvidas, um exemplo de "lacre" quando falamos em moda! Se quiserem acompanhar seu facebook, entrem aqui.


13 - MC Carol




Mc Carol vem conquistando o cenário do funk brasileiro aos poucos, desde o lançamento de seu primeiro single, "Meu namorado é mó otário". Eu sei que vocês devem estar pensando: "que título de música é esse?", mas vocês precisam conhecer o trabalho dessa mulher de perto! Mulher, negra, gorda, feminista, Carol veio para quebrar paradigmas em 2016! Dona de uma auto-estima incrível, seus posts nas redes sociais sempre vem com falas esclarecidas e empoderadas. Numa entrevista do site Extra, deixou claro: "Eu estou muito bem do jeito que estou, acho meu rosto muito bonito. Eu posto essas coisas para as mulheres abrirem a mente. Elas têm que olhar no espelho e se valorizar. Se eu desse bola para o que os outros falam, nunca sairia de casa". Já sou fã dessa mulher e vocês deveriam ser também! (Haha)



14 - Karol Conká



Na lista de cantoras incríveis que vem se destacando no cenário do funk/pop brasileiro, temos também a Karol Conká! Assim, como a MC Carol, Karol tem diversas músicas que afrontam a forma como a sociedade vê a mulher. Dentre seus singles, estão "Tombei", "É o Poder" e "Gandaia". Em 2016, fez uma apresentação incrível no Lollapalooza - que contou, inclusive, com a participação especial da MC Carol! Se quiserem conferir um trechinho, cliquem aqui. Certamente Karol é uma mulher inspiradora em diversos aspectos e não poderia ficar de fora da lista!

15 - Ludmilla


Dona do single "É Hoje", um dos maiores sucessos da música pop/funk brasileira de 2014, Ludmilla vem se destacando - e muito! - no nosso atual cenário musical. Cada vez mais empoderada e com uma produção incrível em suas músicas, se posiciona com frequência em relação às críticas que recebe vindas da internet. No carnaval, vítima de uma fala racista da Val Marchiori, respondeu: "Tenho consciência de tudo que passei pra chegar aqui, vim de baixo SIM, mas lutei MUITO pra chegar onde estou e o mais importante, com um trabalho digno e honesto e com o apoio de toda a minha família e amigos que tenho orgulho de tê-los comigo sempre! Tenho muito orgulho da minha raça e não vai ser qualquer pessoa que vai me colocar pra baixo por puro preconceito, SER CHIQUE É TER VALOR E NÃO PREÇO". É ou não é uma inspiração para nós? Com certeza! 


Bom, pessoal, espero que tenham gostado. E vocês, quem acrescentariam na lista? Com certeza há inúmeras outras mulheres negras incríveis que deveriam aparecer no post, porém coloquei as que ando acompanhando ultimamente. Não sou negra e não pretendo protagonizar - de forma alguma! - a luta, mas achei pertinente fazer um post com essa temática! Nós, mulheres, precisamos entender nosso espaço na sociedade e devemos nos empoderar. Mesmo que a sociedade tente nos dizer que não somos importantes, a nossa força diz o contrário. Temos que nos prestigiar sempre!



Até a próxima,



Isabela.

You Might Also Like

0 comentários

Youtube

Instagram