Não a obrigatoriedade do salto alto!

segunda-feira, maio 23, 2016

Todos os dias dizemos que não somos obrigadas a nada, mas será que não somos mesmo? E como vamos mudar isso? Julia Roberts, Kristen Stewart e Sasha Lane cruzaram o tapete vermelho descalças como forma de protesto no Festival de Cannes contra a obrigatoriedade do salto alto pelas mulheres. Vamos conhecer os fatos:

01. Mulheres só podem entrar de salto alto.
02. Homens não são obrigados a sofrer com salto alto.
03. Saltos não são confortáveis.
Kristen Stewart que levantou a voz: “As coisas precisam mudar imediatamente. É bastante óbvio que se eu chegar a um tapete vermelho com um acompanhante homem e alguém me parar e falar: ‘Desculpe, jovem, você não está usando saltos e não pode entrar’, eu vou dizer: ‘Nem meu amigo. Ele tem que usar saltos altos? Poderia ser para todos’”. 

Essa fotografia acima viralizou dias atrás nas redes sociais e vamos falar mais sim sobre o assunto. A foto é da inglesa Nicola Gavins e retrata a extrema situação encarada pela amiga que trabalha em um restaurante em Edmonton, no Canadá.
 “A política deles ainda é obrigar que as funcionárias usem saltos, a menos que haja restrição médica. Os pés da minha amiga sangraram a ponto de ela perder uma unha, mesmo assim foi repreendida pelo gerente por mudar o calçado. Eles são sexistas, possuem um pensamento arcaico e totalmente nojento”. 
O post foi compartilhado mais de 12 mil vezes. A rede do restaurante emitiu um comunicado desmentindo a obrigatoriedade do uso do salto durante o expediente e garantiu que o gerente seria advertido. Mas ainda precisamos conversar sobre isso.

Você usa salto porque se sente bem? Porque você se sente confortável? Ou porque a sociedade te diz que assim, só assim você vai estar bela, deslumbrante, sexy (porque você precisa estar sexy), mas não para você, PARA OS HOMENS, então, os saltos são para os desejos dos homens? SIM! 

Sobre mim:

Eu comecei a usar salto aos 13, porque todo mundo usava, porque parecia que você não era criança mais, porque queria, porque podia, porque mulher usava. Dos 10 cm vamos aumentando até chegar aos 18 cm e ai estamos nas alturas, na instabilidade, no desconforto, mas no glamour. Precisamos mesmo de todo esse glamour? Sempre? Continuei neste ritmo até os meus 17 e não aguentava mais. Todo mundo dizia que eu tinha que usar salto porque eu era SOU baixinha, porque fica elegante, porque mulher TEM que usar salto, etc.

Com 17 anos eu já sentia dores terríveis na perna esquerda, parecia que o osso ia se romper, mas não era o osso, era um nervo (algo assim) que estava machucado (inflamado, sei lá). Eu não aguentava correr, andar por longo período ou mesmo praticar exercícios de impacto. Passei por dois médicos e um fisioterapeuta, resolvido o problema, aboli os saltos altos da minha vida. Uso se muito duas vezes no ano, somente em festas e em ocasiões MUITO especiais.

NÃO VOU ME MALTRATAR PARA SE ADEQUAR AO PADRÃO ACEITÁVEL PELA SOCIEDADE. Para finalizar, deixo cinco looks maravilhosos sem salto para vocês se inspirarem.






O que você tem a dizer sobre a obrigatoriedade do salto?

0 comentários:

Postar um comentário